Como funciona a energia solar fotovoltaica

Painéis solares conectados a um inversor transformam a energia do sol em energia elétrica pronta para seu consumo. Funcionamento da Energia Solar

Durante o dia, seu sistema gera energia para ser consumida instantaneamente e caso você não utilize toda a energia gerada, o excedente é enviado para a rede elétrica, gerando créditos de energia.

Funcionamento da Energia Solar

Durante a noite você consome energia da rede elétrica e então este consumo é descontado dos créditos que foram gerados durante o dia.

Funcionamento da Energia Solar

O seu relógio bidirecional contabiliza, em tempo real, o quanto você consome e o quanto você injeta na rede elétrica.

Funcionamento da Energia Solar

No final do mês, sua conta de energia será o resultado da diferença entre a energia que você injetou e a energia que você consumiu da rede elétrica.

Funcionamento da Energia Solar

Um sistema customizado para sua necessidade

Conheça o passo a passo para você adquirir seu sistema de abastecimento via energia solar.

Analisamos o seu histórico de consumo e preparamos um orçamento com o valor do investimento e a economia a ser gerada com a instalação do sistema.

Para isso, precisaremos de uma cópia recente da sua fatura de energia.

Agendamos uma visita técnica da nossa equipe ao local para garantir que o sistema seja projetado de forma otimizada e com o melhor rendimento possível, sempre obedecendo a todas as normas vigentes. Com os dados da visita técnica elaboramos uma proposta mais detalhada com a solução personalizada pra você, sem compromisso.

Nosso orçamento final contemplará todos os itens necessários para a instalação: documentação com a concessionária, fornecimento de todos os equipamentos, materiais e mão-de-obra especializada.

Apresentaremos junto à nossa proposta as melhores condições de pagamento e as melhores linhas de crédito para o seu tipo de projeto, com parceiros de confiança.
Nós estaremos ao seu lado durante todo o processo de obtenção e liberação do financiamento.

Nós desenvolvemos o projeto elétrico e acompanhamos todo o processo de aprovação junto à concessionária local, obtendo todas as aprovações necessárias para a instalação do sistema, além de emitir o ART (Atestado de Responsabilidade Técnica). Com profissionais extremamente qualificados, instalamos o seu sistema fotovoltaico e garantimos a conexão à rede elétrica.

É rápido, seguro e mais: trabalhamos com os melhores fornecedores para atender aos mais diversos projetos para a instalação de sistemas que geram economia desde a primeira conta.

E para garantir excelência, você pode medir e acompanhar o desempenho do seu sistema fotovoltaico com as melhores ferramentas de monitoramento.
Além disso, contamos com um time de SAC e pós-vendas dedicado a dar o melhor suporte técnico quando necessário.

Estamos sempre por perto para garantir seu conforto e economia.

Perguntas frequentes

Um sistema fotovoltaico tem uma vida útil de 30 a 40 anos, sendo que os painéis fotovoltaicos tem garantia de 25 anos.
Você vai poder ver a produção de energia solar em tempo real de qualquer celular, tablet ou computador em qualquer lugar.
Você não precisa de baterias. Seu sistema estará conectado à rede elétrica, nos momento em que você precisa de mais energia do que seu sistema está gerando, essa diferença é fornecida pela rede elétrica. Da mesma forma, nos momentos em que você gera mais energia do que está consumindo, você passa a fornecer energia para a rede elétrica, o medidor registra esse excedente como crédito, que será usado durante a noite, dias nublados ou nos meses subsequentes.
Claro. Você é quem escolhe o percentual de redução na sua conta de luz. Se um dia quiser ampliá-lo, basta ampliar o sistema.
Não. Você sempre terá que pagar uma taxa mínima para ter a energia da distribuidora ligada na sua casa para quando você precisar.

Fazemos essa conta para você! Pegue uma das suas contas de luz e entre em contato com um de nossos especialistas.

Não, ele é super silencioso. O painel solar produz energia através de um processo fotoquímico, e não mecânico, que não produz barulho algum.  

O sistema de energia solar não produz energia durante a noite e, nesses períodos, a sua casa ou empresa é atendida pela energia da distribuidora. Durante as horas do dia, o seu sistema segue produzindo energia e todo o excedente (o que não foi consumido) é injetado na rede, emprestado para a distribuidora e convertido em créditos para você. Ao final de cada mês, os créditos são automaticamente utilizados para compensar a energia consumida durante a noite, o que proporciona uma economia de até 95% na conta de luz. 

Não, de acordo com a Resolução 482 da Aneel, toda energia excedente que for injetada na rede elétrica será utilizada pela distribuidora e, ao final de cada mês, convertida em créditos para você. Esses créditos serão automaticamente aplicados para compensar a energia que você consumiu da rede naquele mês e, caso sobrem, continuam válidos por até 60 meses.

Dessa forma, é possível aproveitar os saldos de créditos gerados em épocas com mais horas de sol para compensar meses com menos radiação solar e menor produção do sistema. 

Após os primeiros 25 anos o gerador solar pode continuar funcionando, embora com uma eficiência menor da que ele possuía no começo. Isso acontece devido à degradação natural do painel fotovoltaico pela ação do sol. Em média, as placas perdem 0,7% de sua eficiência por ano. A garantia padrão dos bons fabricantes é de uma perda máxima de 20% em 25 anos, ou seja, após esse período o seu painel solar poderá estar com uma eficiência de 80%. 

A manutenção mais frequente em um sistema fotovoltaico é a limpeza da superfície das placas solares, que deve ser realizada pelo menos duas vezes ao ano para otimizar a captação da luz do sol. Módulos muito sujos podem apresentar perda de até 25% da sua eficiência. 

Em regiões com chuvas escassas ou se o painel costuma apresentar sujeiras mais pesadas, como dejetos de pássaros, a limpeza pode ser mais frequente, até 4 vezes ao ano. 

Também existe a manutenção elétrica e mecânica do sistema, que deve ser feita uma vez ao ano para garantir a boa performance e durabilidade dos equipamentos. 

Todas essas manutenções devem ser realizadas por uma equipa técnica qualificada, com o uso das ferramentas corretas e os equipamentos de segurança necessários. 

Sim, os painéis solares são fabricados com um vidro temperado especial e outros elementos de segurança que lhes garante alta resistência mecânica, algo essencial já que o equipamento fica exposto às mais variadas intempéries climáticas, incluindo chuvas de granizo.  

Em média, um sistema de energia solar instalado no Brasil se paga, hoje, entre 4 e 5 anos. No entanto, esse prazo irá variar para cada instalação de acordo com o porte do sistema, níveis locais de radiação solar, valor da tarifa da distribuidora da região e outros dados.  

ECONOMIZE ATÉ 95%
EM SUA CONTA DE ENERGIA

Preencha o formulário para receber um orçamento personalizado de acordo com suas necessidades
Precisa de Ajuda?